sábado, 31 de outubro de 2009

Site da AGU divulga Seminário Direito, Política e Humanismo

O Seminário Direito, Política e Humanismo: reflexos do mundo helênico, teve seu encerramento ontem, 30 de outubro, com a exibição do Filme Èdipo Rei.

Após a exibição do filme foram proferidas palestras pelo prof. Dr. Newton Menezes Albuquerque e a especialista em Clássicos Gregos Silvaniza Férrer, tendo como facilitadora a mestranda Mariana Dionísio de Andrade.

Após as sábias palavras dos palestrantes o evento foi encerrado e já deixa saudades.

Para os participantes do evento nosso muito obrigado, e esperamos a participação de todos nos futuros seminários a serem realizados.

O site da AGU deu uma forcinha na divulgação do evento que contou com grandes professores e que com certeza foi enriquecedor para todos nós.

Desde já nosso muito obrigado a todos os colaboradores do evento. E que venham os próximos!

Link de acesso ao site:
http://agu.gov.br/sistemas/site/TemplateTexto.aspx?idConteudo=102315&id_site=1105

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Divulgação do Seminário - Jornal Diário do Nordeste


A partir de hoje, cinco filmes integram a programação do seminário "Direito, Política e Humanismo: reflexos do mundo helênico", do Programa de Pós-graduação em Direito Constitucional da Unifor. As sessões serão seguidas por debates com professores

Uma oportunidade para elevar a formação humanística dos juristas e estudantes de Direito, além de estabelecer um contato com a sociedade em geral. O seminário "Direito, Política e Humanismo: reflexos do mundo helênico", do Programa de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado em Direito Constitucional) da Unifor, apresenta, a partir de hoje, uma série de filmes que discutem temáticas relativas ao universo jurídico.

O professor doutor Francisco Humberto Cunha Filho, coordenador do evento, explica que é seguindo na abordagem do humanismo que a proposta deste ano vai buscar inspiração na Grécia, considerada a origem da temática como um todo. "O seminário integra a disciplina Direitos Culturais, e um dos nossos objetivos é fazer com que a formação dos mestrandos e doutorandos se dê também por meio da interface com as artes em geral", ressalta.

O evento, cuja primeira edição, no ano passado, teve como temática "Direito e Política em Shakespeare", integra, segundo o coordenador, a ideia de fazer da disciplina Direitos Culturais uma proposta "multi-inter-disciplinar". Por meio de temas como "Democracia ateniense", "Natureza humana e poder", "A paixão e o poder", "O sentimento patriótico" e "A família e o poder", professores convidados e da pós-graduação, além de facilitadores (alunos de Mestrado e Doutorado) promovem debates após cada sessão de cinema.

"Na escolha dos filmes, tivemos de casar duas variáveis: a existência de obras correspondentes e a relação com o tema geral proposto". "Sócrates", com direção do italiano Roberto Rossellini, abre hoje a programação e sintetiza, de acordo com Humberto, o pensamento e os conflitos do mundo helênico. "Os demais espelham facetas das três dimensões: Direito, Política e Humanismo", destaca.

"As troianas", produzido em 1971, é exibido amanhã e mostra, por sua vez, o terrível destino das mulheres após o fim da guerra. "São temas antigos e, melhor dizendo, atemporais que se manifestaram e continuam a ocorrer". Além dos dois filmes, também compõem a programação "Medéia", "Ulysses" e "Édipo Rei".

Objetivos
Para Humberto Cunha, a proposta tem um objetivo duplo: contribuir para que o profissional do Direito não fique restrito somente ao tecnicismo e à literalidade, mas também atente para os fundamentos. De outro lado, o seminário serve para que o contato entre especialistas e sociedade aconteça da forma mais próxima da realidade.

Programação

Hoje - "Sócrates"/ Tema: Democracia ateniense/ Professor: Prof. Dr. Arnaldo Vasconcelos/ Facilitadora: Anarda Pinheiro Araújo

Amanhã - "As troianas"/ Tema: Natureza humana e poder/ Professores: Prof. Dr. José Filomeno de Moraes Filho e Prof. Ms. Flávio José Moreira Gonçalves/ Facilitadora: Nathalie Carvalho Cândido

Quarta-feira - "Medéia"/ Tema: A paixão e o poder/ Professores convidados: Prof. Dr. Martônio Mont´Alverne Barreto Lima e Profª Drª. Francisca Ilnar de Sousa/ Facilitadora: Cyntia Mirella da Costa Farias

Quinta-feira - "Ulysses"/ Tema: O sentimento patriótico/ Professores: Prof. Dr. Paulo Antônio de Menezes Albuquerque e Profª Ms. Sandra Helena de Sousa/ Facilitadora: Natália Luíza Alves Martins

Sexta-feira - " Édipo Rei"/ Tema: A família e o poder/ Professores convidados: Prof. Dr. Newton de Menezes Albuquerque e Profª Drª Joyceane Bezerra de Menezes/ Facilitadora: Mariana Dionísio de Andrade

Mais informações
"Seminário Direito, Política e Humanismo: Reflexos do Mundo Helênico", 18h às 22h, no Bloco A, Auditório A4, da Unifor. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail culturaedireito@gmail.com. Contatos também pelo site www.direitosculturaisunifor.blogspot.com.

Reportagem de Veiculada no "Jornal Diário do Nordeste de 26 de outubro de 2009" - Caderno 03. Para acesso on-line: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=683690

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Sistema Nacional de Cultura

Caros Visitantes,

Divulgamos a entrevista concedida pelo prof. Humberto Cunha à rádio da Universidade de São Carlos -SP, tendo como o enfoque a temática relativa ao "Sistema Nacional de Cultura". A entrevista foi realizada em 21.10.2009.

Para ter acesso ao conteúdo da mesma basta acessar o site:

http://www.paracatuzum.com.br/2009/10/sistema-nacional-de-cultura-e-suas-vertentes/